Curso para Gestantes

A Clinica Berenstein vai ministar um curso bem interessante para gestantes de primeira viagem ou não, vai ser um papo bem descontraído sobre diferentes assuntos que envolvem uma gestação saúde, bem estar, alimentação, cuidados pessoais tudo acompanhado de um ótimo café da manhã desenvolvido pela Chef Isabel Pereira do Marie Madelaine Boulangerie.

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Óleo de coco extra virgem – e seus reais benefícios

Recentemente uma cliente me questionou sobre o óleo de coco que eu havia recomendado ao seu marido, e as dúvidas dela começaram a partir do dia em que ela assistiu um programa chamado Bem Estar, no qual havia um médico endocrinologista (super bem conceituado) e duas nutricionistas falando sobre óleos/gorduras…A questão é que a mídia aberta tem mto poder e qualquer coisa que se fala e de repente mal interpretada pode ter uma repercursão ruim…Bom gente, o que acontece é que em um determinado momento eles falam sobre o óleo de coco, e falam mal…. mto mal!!!!! Eu não poderia deixar de escrever aqui, que o que foi dito no programa foi no mínimo de pessoas que NÃO TEM conhecimento do alimento do qual estavam falando, embora eu respeite todos os profissionais e também suas opiniões, o que foi dito foi lamentável…… só que foi na globo, então…..já sabem! – quem quiser assistir a este programa esta no site deles.

Eu vou esclarecer da maneira mais simples o que é e para que serve o famoso óleo de coco….

A verdade é que as pessoas estão achando que ele chegou pra salvar a vida de todo mundo, e claro EMAGRECER, EMAGRECER, EMAGRECER!!!! Gente, calma!!! ele tem ação funcional sim, mas o maior problema é o uso desenfreiado e sem orientação…lembre-se existe individualidade bioquímica e o que é bom pra um, pode não ser para o outro, ok!!!! – por isso cautela!!!!

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CONGRESSO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA FUNCIONAL

Vem ai mais um Congresso Internacional de Nutrição Funcional…ótima oportunidade para quem quiser conhecer, ou se atualizar sobre o que há de mais novo neste assunto!!!!

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Suplementação na Amamentação

Recentemente fui mãe (pela primeira vez) e desde a minha gestação até a lactação (meu Matheus está completando 4 meses) me interessei mto por gestantes e lactantes, pois, tenho percebido cada vez mais bebês sendo diagnosticados com intolerâncias e alergias que “pode” ter relação com a dieta da mãe na gestação (mas isso é assunto para outro post…rs….). O que tenho observado é que muitas mães ficam confusas após a gestação, pois, na ansia pela perda do peso adquirido na gestação, as vezes fazem restrições na fase em que deveriam prestar mais atenção nos nutrientes ingeridos, justamente por conta da amamentação, e pior, muitas abandonam a suplementação feita durante a gestação…Hoje o que quero compartilhar com vcs é a necessidade de uma suplementação para as mães que estão amamentando….. 

Todos sabemos da importância da amamentação e seus benefícios, mas só pra dar uma refoçada a amamentação até os seis meses de vida contribui para o desenvolvimento da criança e também proporciona proteção imunológica contra doenças, (incluindo infecção gastrointestinal e respiratória, eczema atópico, prurido, otite, asma, processos virais e bacterianos), melhora o desenvolvimento cognitivo e estimula a relação afetiva do bebê com a mãe. O leite materno deve atender a todas as necessidades nutricionias da criança, mas se a mãe não esta bem nutrida como garantir que o seu bebê estará?!?!? Continuar lendo

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Corrida – algumas dicas de alimentação para iniciantes e profissionais

 

  •  Hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina de corredores amadores ou profissionais, o descanso é fundamental para recuperação e também prevenção de lesões. As necessidades nutricionais de cada um são diferenciadas, porém, a importância de ingerir alimentos com propriedades antioxidantes é para todos: azeite de oliva, peixes, suco de uvas roxas, linhaça, castanha-do-pará, fontes de vitamina C e E (acerola, laranja, mamão, oleaginosas, etc…), frutas vermelhas, fontes de potássio (banana, água de coco), entre outros alimentos devem fazer parte da dieta de um esportista.
  • Quem corre para emagrece deve ter um plano alimentar adequado. Quando o objetivo é perda de peso a atenção deve ficar voltada para o cuidado na perda de massa muscular, pois, diminuir o peso na balança não significa em alguns casos perda de gordura. A dieta deve ser reavaliada constantemente, desta maneira é possível verificar se há perda de massa muscular ou não. Deve-se ter cautela na restrição calórica para que não seja severa demais e com isso causar desanimo, baixo rendimento, aumento do estresse oxidativo e perda de massa magra. Aumentar o consumo de fibras, eliminar os refinados, equilibrar o consumo das gorduras, melhorar o aporte de proteínas e consumir alimentos termogênicos (gengibre, pimenta vermelha, chá verde…) são estratégicas para corredores com este objetivo.
  • Alimentação antes da corrida. Pessoas têm necessidades diferentes motivo pelo qual um plano alimentar é fundamental. De maneira geral pode-se dizer que as principais orientações no pré treino são:
    • Atividade física em jejum deve ser evitada, porém, alimentar-se muito próximo ao exercício também não é recomendado;
    • Hidratação. Uma maior atenção deve começar no dia anterior ao exercício, principalmente em períodos quentes. Durante a corrida a ingestão de líquidos deve ser controlada para que não haja deficiência ou excesso e com isto, um desequilíbrio hidroeletrolítico (correspondente a relação entre água e sais mineras);
    • Evitar alimentos açucarados ou com excesso de fibras e sorbitol para não haver desconforto intestinal;
    • Antes do exercício em torno de 40’ ou 1hora dar preferência para o consumo de carboidrato de baixo e médio índice glicêmico (batata doce, espagueti integral e algumas frutas como maçã damasco, kiwi…);
    • Evitar o consumo de proteínas no pré treino (leites e derivados, carnes, frios…)
    • Evitar alimentos gordurosos ou fritos antes da atividade. Principalmente ricos em gordura saturada e trans como carnes, margarinas, manteiga, molhos…
    • Alimentação após a corrida. É essencial para evitar lesões, repor o glicogênio evitando a perda de massa magra e repor a água perdida. Deve ser realizado o mais próximo do término da atividade física e deve-se dar preferência aos carboidratos de alto índice glicêmico, assim, como pães, batatas, arroz. Associar com proteínas de alto valor biológico (carnes magra, whey protein, ovos…) é uma boa opção. A quantidade indicada e se há ou não necessidade de suplementos adicionais é individual e varia de pessoa para pessoa. A hidratação também é importante no pós treino e consumir água é essencial, uma dica é consumir 1 litro de água para cada kg de peso corporal perdido.

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Exercício Físico – A necessidade de repor os antioxidantes

A atividade física promove a saúde quando associada a uma dieta balanceada, porém, atividade física moderada e/ou intensa além de todo o benefício tb pode provocar inflamações, lesões, fadiga crônica e inclusive envelhecimento precoce, este último produzido em parte pela toxidade dos radicais livres produzidos no exercício. Por outro lado os mesmo radicais livres também exercem um efeito positivo no sistema imune motivo pelo qual não podem ser totalmente neutralizados. Continuar lendo

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Inverno e ganho de peso….Pq eles andam juntos?!?!?!?

No inverno o organismo necessita de mais energia para manter o calor e nos aquecer, certo?….Sim, porém algumas pessoas levam isso tão a sério que o que era para ser fisiológico se torna patológico com o ganho de gordura e suas consequencias….fora não entrar naquela calça no final da estação e as blusinha apertadas, entre outras coisinhas….alterações no colesterol, triglicerides e glicemia podem aumentar junto com as suas medidas!!!

Eu sei que as tentações são muitas nessa estação: o foundue, aquele jantarzinho regado com vinho, o chocolate quente, o sofá quentinho com brigadeiro de colher, o chá da tarde com bolo – então….nem se fala!!!!

Mas, o problema todo é o descontrole, afinal vc está debaixo de pashmina, cachecol, casacos maravilhosos, calças pantalonas (super na moda!)…. e mal consegue ver o próprio corpo……..

Mas o frio vai embora, as roupas quentinhas voltam para os armários e quem fica para acompanhar?!?!? elas mesmas, aquelas gordurinhas que acumulou durante toda o inverno gastronômico…..

E todo ano é a mesma coisa, vai chegando o verão e…..com ele o desespero de querer perder a todo custo os kg extras que adquiriu…….Você entra numa academia ou apenas volta a frequenta-la depois de uns…. digamos 6 meses?!?!?!

Quer fazer todas as aulas possíveis e imagináveis, corta o carboidrato, tenta fazer uma destas dietas loucas ou, procura uma nutricionista – Urgente!! pedindo desesperadamente uma dieta para perder 4 kg milagrosamente e claro, um suplemento para diminuir a compulsão, afinal quem aguenta!?!?!?……Mas, o pior é que…..os pneuzinhos insistem em ficar -não é assim tão fácil….vc até desincha um pouco mas nada de perder “aquelas” medidas…..O quadro se instala: frustação, cansaço, indisposição, tontura….Correr atrás do prejuízo no período que antecedeo o verão até funciona mas o trabalho e o sacrifício são muito maiores….

Ter consciência desde já pode significar bons resultados quando vc mais quer, sem grandes sacrifícios, e não estou falando em malhar 5 x por semana nem passar a base de folhas, mas ter uma dieta equilibrada assim como uma atividade tb, os resultados podem não ser instantâneos mas uma boa orientação pode mostrar o melhor caminho para vc, considerando sua reais necessidades e carências nutricionais.

Vc pode ter um inverno agradável com algumas restrições, sim…. mas um verão bem mais tranquilo e muito mais leve em todos os sentidos….

Dai

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